A Citroën apresentou o C3 Aircross, o seu novo SUV compacto com que pretende, a partir de Novembro, estar no mercado nacional a combater referências como o Renault Captur, Nissan Juke, Peugeot 2008 ou o novo Opel Crossland X, entre outros. Mas a marca francesa volta a destacar-se pela diferença estética do seu produto, seguindo a linguagem de "design" estreada, em 2014, pelo C4 Cactus e que tão bons resultados lhe tem trazido também com a mais recente geração do C3!
Foi neste ambiente de franco optimismo que a marca francesa mostrou a versão de produção do "concept" com que já tinha entusiasmado em Março, no salão de Genebra. "Esta é a identidade única da nossa marca, ser diferente ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de bem-estar aos seus clientes", acrescentou Linda Jackson, antes de revelar o C3 Aircross.
"Dá uma sensação de protecção e solidez", explica o "designer" do C3 Aircross, Alexander Malval, apontando ainda para outros pontos fortes: "Os vão curtos dão-lhe um ar de agilidade, as cavas das rodas salientes um aspecto musculado e o ‘capot’ curto, típico dos SUV, torna-o visualmente poderoso". Isso é incontestável, a dianteira do C3 Aircross tem uma presença bastante forte. A estética vem na linha da nova linguagem iniciada no C4 Cactus de 2014 e continuada no C3 e que já vimos também no futuro SUV maior, o C5 Aircross, apresentado no último salão de Xangai.
Perante o sucesso que tem conhecido no C3, a Citroën repete a receita da personalização no C3 Aircross, propondo 90 combinações diferentes pra o exterior, com quatro tons distintos para o tejadilho, nas variantes de pintura bi-tom. Mas também cinco ambientes interiores muito diferentes, o de série e os Metropolitan Grey, Urban Red, Hype Mistral e Hype Colorado, cada um destinado a um tipo de clientela específico.
A meio da consola está, nas versões mais equipadas, o comando rotativo do Grip Control, o sistema que permite adaptar o comportamento do carro ao tipo de piso (areia, lama ou neve, por exemplo), optimizando a tracção. Sistema que está conjugado com o Hill Assist Descent que mantém constante a velocidade nas descidas mais pronunciadas, para passeios fora do asfalto permitidos pela maior altura ao solo (17,5 cm) deste pequeno SUV com indesmentível ar aventureiro.
O Citroën C3 Aircross há-de chegar com dois motores Diesel BlueHDi de 100 e 120 cv (caixa manual de 6 velocidades neste último) e com três a gasolina: a entrada de gama com o PureTech de 82 cv e caixa manual de 5 velocidades, seguindo-se o de 110 cv com a possibilidade de caixa manual de 5 velocidades ou automática de 6 relações; no topo da gama estará o motor de 130 cv, com caixa manual de 6 velocidades.
Sabe-se que o novo SUV compacto da Citroën chegará ao mercado português em Novembro, mas os preços estão ainda longe de estar definidos. Até porque a marca francesa "ganhou" uma nova dor de cabeça… Não só tem de definir os preços em função da concorrência e dos produtos da "irmã" Peugeot como, muito em breve, também terá de os "moldar" em função dos produtos semelhantes que a Opel estará a comercializar, quando terminar o processo de compra da marca alemã, por parte do Grupo PSA!